Automação industrial - Sistema supervisório SCADA

 

 
 
supervisório scada

Software para monitoramento e controle de dados em automação industrial é geralmente chamado de "supervisório" ou SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition - Controle supervisório e aquisição de dados). Um exemplo de um software supervisório completo é o Supervisório SCADA LAquis. Com este supervisório é possível desde monitorar e controlar as informações da produção industrial até gerar relatórios analíticos dos dados.

Os tipos de dados são os mais diversos e dependem dos equipamentos usados para monitorar ou controlar. Alguns exemplos de informações que podem ser controladas na automação industrial através do SCADA são temperatura, pressão, umidade, nível, contagem, peso, fluxo, limites, alarmes, ordem de produção, operadores, válvulas, potência, tensão, corrente, motores, processos ligados e desligados, etc.

 

 
 

O supervisório armazena os dados gerando rastreabilidade para as informações da automação industrial. Gera ao mesmo tempo relatórios com análises sobre a produção. No Supervisório SCADA LAquis é possível personalizar estes relatórios e análises sobre os dados.

Os equipamentos utilizados na automação industrial podem ser CLPs (controladores lógicos programáveis - ou PLC em inglês) ou módulos específicos, por exemplo, controladores de temperatura. Na automação industrial, sensores são conectados aos equipamentos. Estes se comunicam em rede com o computador onde está o supervisório SCADA.

As redes de comunicação na automação industrial podem ser, por exemplo seriais RS-485 ou Ethernet.

E assim é formado um sistema supervisório. Através do sistema supervisório é possível atuar sobre a automação industrial através da linguagem de programação dentro do software. O Supervisório SCADA LAquis possui uma linguagem que permite criar lógicas para o controle da automação industrial. Por exemplo, se variáveis tiverem um comportamento x, então o processo y é executado. O sistema supervisório controla este processo industrial dependendo da necessidade. Junto a este controle, pode ser feito um armazenamento histórico dos eventos. Isto permite criar relatórios da automação industrial, bem como análises dos dados obtidos. Cálculos estatísticos, controles de limites, alarmes, cartas de CEP, etc...

Na automação industrial, informações gerenciais também são utilizadas, como por exemplo, ordem de produção, operador, turnos, horários, etc...

tag: scada continuar

Voltar