SCADA

Sistema SCADA

SupervisórioSCADA LAquis 4.1

Software Supervisório para Controle e Aquisição de Dados (SCADA)

Ferramenta SCADA para aquisição de dados, supervisão de processos, automação industrial, armazenamento e geração de relatórios.

Download (Baixar) - LAquis 4.1

O que é SCADA?
SCADA é um acrônimo para "Supervisory Control and Data Acquisition".

São sistemas que realizam o controle dos dados dos equipamentos na indústria em tempo real, e através dos dados armazenados podem gerar deste relatórios estatísticos até relatórios gerenciais para controle de qualidade. A automação industrial veio para otimizar e facilitar a produção. Os sistemas SCADA ajudam tanto o operador como o gerente a controlar o processo melhorar o produto. No caso do monitoramento em tempo real, a tela do computador com o sistema SCADA pode funcionar em subsituição ou em paralelo a uma IHM (interface homem máquina). Este computador é conectado aos equipamentos através de módulos de comunicação.

Um módulo responsável pela comunicação com os sistemas SCADA pode ser um CLP (Controlador Lógico Programável). No CLP é possível definir variáveis a serem utilizadas no processo que serão controladas por ele e/ou pelo sistemas SCADA. Valores, setpoints, limites e parâmetros em geral. O protocolo de comunicação com o sistema SCADA varia de equipamento para equipamento. Um destes protocolos é conhecido como MODBUS. Pode ser via rede serial (RS232/RS485) ou Ethernet.

Estes dados podem ser armazenados num banco de dados formando um histórico. Este banco de dados pode ser proprietário ou de terceiros. Este banco de dados são tabelas de valores usadas para armazenar as informações. Podem ser usados para desde simples cadastros até armazenagem dos dados monitorados pelo sistema SCADA. Cada tabela possui campos. E cada campo pode ser um tag do SCADA que vem do CLP. A partir destes dados armazenados é possível gerar os relatórios. Os relatórios podem ser formatados de acordo com cada caso. Desde simples listagem dos tags vindos do sistema SCADA até cálculos sobre os valores montados de acordo com cada norma. Os relatórios para controle de qualidade podem ser customizados com as informações e cálculos formatados de acordo com as definições. Um tipo de informação que pode ser monitorada, calculada ou armazenada no sistema SCADA é o alarme. O alarme é um estado de um tag de acordo com uma condição disparada em algum evento determinado. Por exemplo, quando um valor de tag atinge um limite este evento pode ser ativado.

As telas do sistema SCADA podem ser replicadas em uma rede (por exemplo LAN/WEB). Diversos usuários podem monitorar o sistema supervisório SCADA através da WEB. Em um computador servidor, com o software supervisório SCADA sendo executado, outros computadores podem acessar este servidor através da rede acompanhando e controlando independemente o sistema.

Para aplicações específicas ou mais avançadas, é possível programar ações do sistema SCADA sobre os dados e o processo através de scripts. Este script é uma linguagem, voltada para automação industrial, que permite definir comandos a partir valores dos tags. E assim customizar e automatizar controle do sistema SCADA sobre o processo de produção.

Aplicações básicas do SCADA Laquis: Indique, na planilha de "tags" (pontos de entrada e saída), os equipamentos, endereços, variáveis, propriedades, dados de entrada e saída, arquivos, etc.... O sistema SCADA estará pronto para ler ou controlar os valores e, a partir dos dados armazenados, gerar relatórios personalizados de acordo com as necessidades da aplicação. Acompanhamento, armazenamento, histórico, acesso ao hardware, geração de relatórios das leituras, acompanhamento em rede, etc... são alguns dos recursos básicos deste software supervisório.

Cada variável, "tag", ponto de leitura ou escrita pode conter quantas propriedades forem necessárias. Da mesma forma os arquivos para gravação dos dados também são flexíveis, os seus campos podem ser definidos pelo usuário no supervisório.

Relatórios: O sistema SCADA LAquis também possui recursos especiais de geração de relatórios. Além dos modelos já existentes, é possível desenvolver desde relatórios simples até estatísticas voltadas para inspeção e controle de qualidade. As entradas e saídas de informação são flexíveis no supervisório. Através de planilhas visuais, gráficos e da linguagem script, personalize os relatórios de acordo com as necessidades da aplicação.

Aplicações avançadas: O SCADA LAquis oferece a possibilidade de se programar através de uma linguagem visual estruturada para supervisão e automação industrial. Utilize os controles visuais para personalizar o software. Programe ações e eventos através desta linguagem.

Interface 3D: Desenhe a planta e defina os controles. Automaticamente o supervisório gera uma interface em 3 dimensões.

Os drivers de comunicação podem ser desenvolvidos no próprio sistema SCADA LAquis. O LAquis possui uma linguagem voltada para este tipo de desenvolvimento (ldriver). Além disso é possível criar “drivers” através de script ou DLLs externas. O software supervisório LAquis também possui suporte para receber os "tags" via OPC. (A demonstração abaixo possui drivers incluídos para alguns CLPs e equipamentos - exemplos ATOS, ALTUS, SCHNEIDER, NOVUS, WEST, SMAR, TWIDO, WEG, TP02, TPW03, CLIC02, MicroLogix, OMRON, BCM, FAB, Advantech, LR, Delta, KOYO, Unitronics, WATLOW, etc...)

Software SCADA LAquis 3D: Desenhe a planta e defina os controles. Automaticamente o supervisório gera uma interface em 3 dimensões

Download (Baixar) - LAquis 4.1
(Com esta versão teste é possível testar a comunicação com os equipamentos).

 

Fale conosco:

Telefone: 47 34275829.

Pergunta:

e-mail: (opcional)


Voltar