SCADA Sistema supervisório

 

 
 

Em automação industrial o software utizilizado para controle e monitoramento dos dados é chamado de supervisório ou SCADA (Controle supervisório e aquisição de dados).

Neste documento é apresentado um software supervisório completo: Supervisório SCADA LAquis.

O supervisório LAquis é um software SCADA que permite monitorar e controlar as informações dos equipamentos na automação industrial. O armazenamento das informações são essenciais para a rastreabilidade dos pontos de leitura. O sistema SCADA LAquis reúne estas leituras e permite realizar análises dos resultados. Permite também a geração de relatórios sobre estas informações. O supervisório deve ser ligado numa rede que integra os equipamentos na automação industrial. Esta rede pode ser ethernet ou serial. A rede serial RS-485 é bastante usada na automação industrial para integrar diversos equipamentos. Consiste num par de fios (e opcionalmente um GND) que interligam os clps. As redes ethernet e sem fio também são utilizadas, mas possuem um custo um pouco maior. O sistema SCADA, dentro destas redes, monitora e controla os equipamentos na automação industrial.

 

 

supervisório scada

 
 

supervisório scadaOs tipos de equipamentos que podem ser utilizados dentro da automação industrial são os mais diversos. Variam entre medidores de pressão, temperatura, umidade, contagem, nível, peso, limites, fluxo, alarmes, ordem de produção, operadores, válvulas, potência, tensão, corrente, motores, processos ligados e desligados, etc. O supervisório SCADA recebe e controla estas informações e pode também receber informações providas por banco de dados e entradas manuais. Cálculos, análises e decisões sobre o processo podem ser programados no SCADA. O sistema de automação industrial pode ser regido pelo SCADA programado para cada caso.

Voltar